alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







venerdì 1 febbraio 2008

Aos meus alunos do Curso de Direito da POLICAMP


pelo Prof. Pietro Nardella-Dellova
da Sinagoga Scuola/Casa Degli Spiriti
do Curso de Direito da Faculdade de Jaguariúna




Estimados alunos do Curso de Direito da POLICAMP, salve!

Gostaria de não ter que me despedir de vocês e interromper o nosso processo de formação jurídica, nosso contato em sala de aula, nos corredores e, lógico, no café!

Há momentos em que vale mais a decisão, pontual e objetiva, que as razões do coração. Afinal, apesar de ser uma pessoa profundamente emocional, tenho certo para mim que uma relação acadêmica, sobremodo, no que respeita ao Curso de Direito, deve ser construída sobre quatro bases (SINE QUA NON): um Projeto Pedagógico, um Corpo Docente competente e comprometido, Um Corpo Discente ávido e, sem nenhuma dúvida, uma BIBLIOTECA...O restante, bem, o restante, é relação de café e amizade!

E, embora seja um homem com forte e profunda formação judaica, na qual crio meus filhos e os membros de minha Sinagoga, não sou nem ensino "religiosidades quaisquer". Não creio em religiosidade, não creio em fantasias, nem em magias, nem em espíritos noturnos, sejam de origem romana ou africana. Não creio em preces ou alucinações religiosas para o estudo e para a construção de algo "bom e profundo". Creio apenas na força humana e na sua capacidade de adquirir, de comprar, de construir, de realizar, de pesquisar, de ler, de buscar conhecimento.

Também, embora seja um homem afeito à palavra e à comunicação, não creio em palavras nem discursos, não creio em frases feitas, não creio em fórmulas "afro-romana-germânicas", creio em obras, em realização, em construção, em fazer!

O que estava ao meu alcance fazer e sob minha responsabilidade foi feito. Agora, devo seguir e dar fôlego aos "golens" criados, aos projetos, aos contatos e respirar um pouco.

Desde cedo aprendi a conviver com livros, com ética, com projetos, e com perspectivas humanas.

Na minha casa, que é aberta a vocês, eu vivo entre milhares de livros. Eu preciso deles como da boa água que bebo todos os dias. Eu vejo neles uma janela, uma porta, um caminho, alimento, tijolo, argamassa. Desde cedo, troquei doces e salgadinhos por livros e sebos. Minha fé me impulsiona ao livro, carregamos um Livro, escrevemos livros, compramos livros, lemos, estudamos por eles e sem eles nada somos. Como diria um certo poeta brasiliano: "uma nação se faz com homens e livros" (espero não ter errado na frase!!!!)

Aos que realmente querem estudar, sigam pelo caminho dos livros, convivam com eles, desenvolvam o carinho e o respeito a este "objeto", este "bem" INFUNGÍVEL, insubstituível!!!

Não se preocupem com os exames de organizações profissionais, corporações de ofício ou grupos de reserva de mercado. Não se PREOCUPEM com coisa alguma, OCUPEM-SE com seus Projetos, com seus Professores e se cerquem de livros, de muitos livros, de milhares de livros. Os frutos serão colhidos a seu tempo!

A direção acadêmica da Instituição certamente contratará um profissional da área jurídica e o apresentará a vocês. Procurem ajudá-lo, seja ele quem for. Procurem apoiá-lo e construam com ele um ambiente propício para o Estudo e Pesquisa, Convivência e Formação.

Não estou cansado nem doente. Não estou deprimido nem preocupado. Estou pleno da minha energia e da minha convicção, dos meus princípios e do Projeto Pedagógico que apresentei e defendi diante do MEC, devidamente aprovado!

Minhas portas ficam abertas, o Curso de Direito da Faculdade de Jaguariúna e toda a sua maravilhosa estrutura fica à disposição dos senhores e das senhoras. Quando puderem, façam-me um a visita e levem um R$1,50 para o café...rs rs. O Curso de Direito da Faculdade de Jaguariúna fica no centro de Jaguariaúna, Campus I. Apareçam!


em janeiro de 2008

Saudações Acadêmicas

Prof. Pietro Nardella-Dellova

Coordenação do Curso de Direito da Faculdade de Jaguariúna
Região Metropolitana de Campinas, SP


PÁGINA DO CURSO DE DIREITO:
http://www.faj.br/cursos/dir.php

BLOG do PROF. PIETRO NARDELLA-DELLOVA:
http://nardelladellova.blogspot.com/

Nessun commento: