alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







giovedì 30 dicembre 2010

חי VIDA ou, A energia de duas letrinhas hebraicas



חי

Duas letrinhas hebraicas!

hete ח

yud י

Hete vale 8 (oito) e Yud vale 10 (dez).


"hete" é o medo e a força da vida, a unidade do Eterno e as Facetas dos Elohim (forças da "creação") (crEação e não crIação). O Eterno (tetragrama impronunciável, Misericórida) e Elohim (Justiça) em ação para o Bereshit (atos iniciais de formação/palavras-princípio). Hete é a VISÃO.

"yud" é a ação, o ato. O Infinito concentrando-se no finito para proporcionar a existência e, logo após, a vida. Primeiro a existência; depois a vida! O impulso criativo. simboliza a MÃO agindo, atuando. Yud é a MÃO/AÇÃO.

Hete e Yud (da direita para a esquerda, pois em hebriaco se lê assim, ou seja, do lado direito, a força, para o lado esquerdo, o coração).

VISÃO e AÇÃO. Os dois juntos forma a força CREATIVA e CRIATIVA.

A VISÃO é "creativa", tira do nada.

A AÇÃO é "criativa", aproveitando o que existe e dando-lhe manutenção, uso adequado e fazendo frutificar, produzir.

Vida, portanto, em hebraico é este encontro entre a visão e a ação. No mundo judaico não se espera que nada aconteça sozinho, mas a VISÃO e a AÇÃO são constantes.

חי para todos os meus amigos

2010/5770-71 - 2011/5771-72

Pietro N-Dellova בן עבדיה

Sinagoga Scuola/Beit Midrash
Fondi/It

Nessun commento: