alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







giovedì 2 febbraio 2012

o Exame da OAB

EXAME DA OAB

A grande angústia da maioria dos estudantes do Curso de Direito e, sintomaticamente, dos próprios Coordenadores e Diretores destes Cursos, tem sido, comumente, o enfrentamento do “Exame da OAB”. A angústia se deve ao fato de realizarem – e oferecerem - um Curso de graduação de forma, diria, aquém do medíocre!

Não haveria nenhuma angústia de uns e de outros, tivessem realizado - e oferecido - um Curso medíocre, porque medíocre é tal Exame! Nem de longe pode ser considerado um Exame de verificação e aprovação de uma mente crítica e, deveras, jurídica! Trata-se, apenas, do conhecimento mediano!

Mas, nisto mesmo reside o grande problema, pois toda a energia e movimentação escolar, angústia e tempo, tanto de Estudantes quanto de Coordenadores/Diretores, são canalizados, concentrados e despendidos para chegar a algo apenas medíocre!

O desenvolvimento crítico, plural, jurídico, acadêmico, social, político, a pesquisa, o aprofundamento, a criatividade, a organicidade, a alma, estão além e acima da mediocridade.

Pietro Nardella-Dellova, in Carta Aos Alunos, 2012
*

Nessun commento: