alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







domenica 6 dicembre 2015

SEM OFENSAS, MAS PREFIRO MENTES ESCLARECIDAS EM FACE DO ASSUNTO "IMPEACHMENT"

SEM OFENSAS, MAS
PREFIRO MENTES ESCLARECIDAS EM FACE DO ASSUNTO IMPEACHMENT

Em todo lugar em que estive, sempre utilizei um princípio básico da minha educação familiar e, a cada chegada, desde a rodoviária, aeroporto ou estação de trem, ouço a voz do meu babbino:

<<filho, não importa aonde vá ou onde esteja, procure conhecer o pensamento dos grupos e, sobretudo, procure identificar todos os que tenham posicionamentos razoáveis e esclarecidos e, não tenha dúvida, fique ao lado destes>>

Bem, sou Professor faz duas décadas. Estudei muito, desde cedo e, sem cansaço, estudo ainda nas melhores Universidades. Sei reconhecer, para além de qualquer vaidade pessoal minha, os Mestres que atravessam meu caminho. E, sobretudo, sei escutá-los. Por um princípio judaico sei respeitá-los e ficar atento ao que me dizem. Como Judeu, ficarei idoso (se D'us não me matar antes...) e, como todo Professor e Judeu idoso, ainda lá saberei ouvir e escutar um Mestre, pois todo Professor, nestas condições minhas, é sempre - e alegremente - um Estudante, aliás, um Estudioso e, por isso mesmo, sabe enxergar Mestres!

Fiz isso em todo lugar. Faço isso em todo lugar. Agora, novamente faço isso diante da crise política instaurada no país onde vivo, com o qual contribuo em termos tributários e, também, no contexto acadêmico, bem como na Educação. Diga-se crise com face dupla (de um lado, um governo anestesiado pela insolência partidária, o PT; de outro, a pequenez e a indignidade da "oposição" e "abutres", ou seja, o PSDB, o PMDB e outras coisas)! No conjunto, o desfazimento dos Poderes Executivo e Legislativo, com pedido de "impeachment" de um lado e com os Presidentes do Senado e Câmara investigados, denunciados e comprometidos criminalmente).

Assim, fui procurar ouvir -  e escutar - as vozes esclarecidas e os posicionamentos razoáveis. Até o momento, especificamente sobre o "impeachment" ouvi muita besteira e superficialidade dos que o defendem, como FHC, Bicudo e Reale Jr, e, por outro lado, escutei muita consistência jurídica e política dos que se colocam contra ele, entre os quais, Dallari, Celso de Mello, Fabio Comparato, Ayres Britto e outros dos Grandes!

Mesmo entre os "torcedores" do pró-impeachment não encontrei mentes lúcidas, informadas ou esclarecidas, mas encontrei muito ódio. Ao contrário, entre os que firmemente se colocam contra o 'impeachment", descubro pessoas com sólidos argumentos, uma certa bondade na fala e criticidade.

Sigo, então, como Professor (e sempre respeitoso Estudante) escutando estas vozes que são, claramente, razoáveis e esclarecidas! Não por mim mesmo, que sou Anarquista, mas por estes Mestres e, também, pela voz do meu babbino, voz que me trouxe até aqui!

Pietro N-Dellova 
Professor de Direito

*
*

Nessun commento: