alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







martedì 26 gennaio 2016

B-I-B-L-I-A (texto para cérebros esclarecidos)

B-I-B-L-I-A

(texto para cérebros esclarecidos)

O mundo tornou-se esquizofrênico e tenebroso quando alguma alma perdida (e confusa) juntou dezenas de livros distintos, de autores distintos, de épocas distintas, de temas distintos e, não poucas vezes, contraditórios, e chamou tudo isso de "Bíblia", dando-lhe uma falsa unidade e um falso autor!

Seria a mesma coisa de juntar, em um único livro, as obras de Homero, Saphos, Heráclito, Platão, Epicuro, Alceste e, depois, dizer: "é tudo a mesma coisa e o autor é Zeus!". Outrossim, seria como juntar Bento Teixeira Pinto, Gregório de Matos, Antonio Vieira, Álvares de Azevedo, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e dizer: "é tudo a mesma coisa e o autor é Tupã!".

Desde o momento em que juntaram livros e autores hebreus, tão diversos e, pior, dando-lhes um caráter greco-romano, chamando tudo de "Bíblia", os cemitérios não pararam de crescer, os sanatórios ficaram super lotados, o amor converteu-se em pecado, a liberdade foi vendida e a morte tornou-se a educação diuturna da humanidade!

A Bíblia criou a Idade Média, o Corão (sim, o Corão!), os Católicos, os Protestantes e até versões judaicas, os Senhores Feudais, os Monarcas europeus, as Cruzadas, a Santa Inquisição, o Antissemitismo, a Burguesia, os Estados nacionais, os Marxistas, os Bancos, o Inferno, o Nazismo, o Fascismo, o Stalinismo, o Adultério, o Código Civil, o Código Penal, as duas Guerras do século XX, as desgraças dos últimos vinte anos, além de uma longa lista de realizações "a favor" da humanidade! E sem a Bíblia, o que teríamos?

Enfim, o mundo é bíblico, com tudo o que pode significar esta condenação!

NOTA NECESSÁRIA PARA CÉREBROS TEOLÓGICOS E NÃO ESCLARECIDOS:

Estou falando da Bíblia enquanto concebida como livro único e de autor único e, óbvio, não de cada um de seus diversos Livros, de autores diversos!

Pietro N-Dellova

*
*

Nessun commento: