alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







domenica 4 marzo 2018

UM POUCO DE SENSO CRÍTICO (por Pietro Nardella-Dellova)

UM POUCO DE SENSO CRÍTICO

Testemunhamos um momento "mundial" em que os processos de fascistização reaparecem, crescem e atuam desavergonhadamente. E, pior, encontram uma "esquerda" adoecida, infantil, empobrecida e muito desinformada.

E, para que se registre uma vez mais, devo relembrar que qualquer esquerda que procura, ou precisa, de líderes e cabeças hierárquicas - ou que entrega sua tradição nas mãos de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, é tão vagabunda, tão inúltil, tão miserável, quanto sói acontecer historicamente com a direita.

Ah, sim, para os desinformados ou entupidos de memes babacas, lembro que Marx não é marxismo, que Stalin nada tem a ver com Marx, que a Venezuela , China e Coreia do Norte não são Marx. E, sobretudo, que Marx não é o único cérebro que pensou a esquerda e os movimentos emancipatórios, embora seja, como qualquer outro honesto pensador, uma respeitável referência econômico-filosófica, estudado nas melhores Universidades do mundo (capitalista).

Pietro Nardella-Dellova
*
*

Nessun commento: