Grupo de Pesquisa (CNPq) – GP-TCTCLAE - Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação – DOCENTES USF - Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva; Profa. Dra. Maria de Fátima Guimarães; Prof. Dr. Nilo Agostini – Prof. Dr. Pietro Nardella Dellova
- Descrição do GP - O Objetivo do grupo é perscrutar sobre a contribuição para a Educação das Teoria Crítica da Sociedade e Teorias Críticas Latino-Americanas, numa convergência de abordagens culturais, filosóficas, históricas, sociais e políticas, sobre aspectos do contexto social e seus reflexos na educação. Far-se-á um exame rigoroso das categorias, conceitos e concepções, elaborados pelos teóricos: W. Benjamin, T. W. Adorno; E, Bloch, P. Freire, E. Dussel, A. Quijano, W. Mignolo, Boaventura Santos, G. Agamben, Michel Foucault L. Boff e tecer-se-ão diálogos com renomados comentadores e pensadores da contemporaneidade, como Z. Bauman, C. Türcke, N. Sevcenko, A. Gruschka, J.-M. Gagnebin, M. C. B. Galzenari. Os objetivos específicos são: refletir sobre as experiências formativas, estética e educação, formação superior e educação na infância numa relação com a arte, a poesia, a filosofia e a racionalidade na atual sociedade atual. Flagrar as possíveis conexões entre corpos, educação e experiências urbanas num franco diálogo com as contribuições teóricas de Walter Benjamin. investigar a vida e a obra de Paulo Freire e mapear categorias, conceitos e concepções relevantes para a educação numa convergência com o pensamento de Walter Benjamin. Perscrutar sobre o “paradigma da vida concreta” e o papel da Educação contemporânea no contexto da Transmodernidade e das Teorias Críticas Latino-Americanas para a descolonialidade do poder, do saber e do ser, em suas perspectivas históricas, culturais, epistemológicas geopolíticas e filosóficas. Conta com as seguintes linhas de Pesquisa:
1) Linhas de pesquisa – Teoria Crítica e Educação: infância e formação superior; Educação / Teorias Críticas Latino-Americanas – Profª Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva
- Descrição: O objeto de pesquisa é a contribuição das Teorias Críticas para a Educação no Brasil numa relação com a formação crítica na atualidade. Objetiva-se refletir sobre experiências estéticas e formativas, sobre a educação na infância e a formação superior mediadas pela arte, a poesia, a filosofia e a racionalidade contemporânea.
2) Linhas de pesquisa – Os Corpos, as sensibilidades e as experiências urbanas na modernidade e Educação / Teorias Críticas Latino-Americanas – Profª Dra. Maria de Fátima Guimarães
- Descrição: O objeto da pesquisa são o corpo e as diferentes percepções e compreensões que suscitam na modernidade. Seu objetivo é flagrar se existem conexões entre esse corpo e tais percepções e compreensões na relação com a educação e as experiências urbanas. E, se existirem estas conexões, quais são e como se constituem à luz da emergência de novas sensibilidades acerca desse corpo, em franco diálogo com as contribuições teóricas de Walter Benjamin.
3) Linhas de pesquisa – Educação e Ética: aproximações, convergências, transversalidades / Teorias Críticas Latino-Americanas. Prof. Dr. Nilo Agostini
- Descrição: O objeto de estudo são as aproximações e nuanças históricas entre ética e educação. Objetiva-se o aprofundamento das questões éticas como tarefa fundamental da educação, à medida que esta acompanha o ser humano em todas as etapas e dimensões de sua existência, enquanto ser aberto e inconcluso, em permanente construção social e histórica. Visto integralmente, o ser humano desdobra suas potencialidades biopsicossociais e espirituais, o que requer um processo de humanização igualmente integral, sobretudo no atual contexto de mudança de época, marcado pela transição entre a modernidade e a pós-modernidade.
4) Linhas de pesquisa – Direito, Teorias Críticas e Educação / Teorias Críticas Latino-Americanas – Prof. Dr. Pietro Nardella Dellova
- Descrição: O objeto de pesquisa é a contribuição das Teorias Críticas para a compreensão dialética do Direito, como Educação Jurídica, e sua antítese dogmática – o Ensino Jurídico, respectivamente, de caráter emancipatório e de manutenção do status quo, na relação constante e densa, entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direito Positivo econômico. Objetiva-se refletir sobre experiências libertárias, críticas e formativas do pensamento jurídico, sobre o papel econômico e religioso no Direito e na Educação e Ensino jurídicos, como elementos de fundo no sistema jurídico e acadêmico do Direito, e sobre o contexto do Estado Democrático de Direito atual como força de resistência à desumanização, financeirização e religiosização contemporâneas.
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OBSERVAÇÃO
O primeiro encontro do semestre se dará sob minha Coordenação, e teremos como debate "Direito Civil, Cidadania e conexões entre Direito Civil, Educação e Ensino Jurídicos".
Em breve, darei mais detalhes da atuação do GP-TCTCLAE, bem como informações acerca da (bem-vinda) participação dos meus alunos e alunas da Especialização, Orientação em Iniciação Científica, Extensão e Graduação.
Abraços
Luzia, Nilo, Fátima e Pietro,
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