alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







venerdì 3 novembre 2017

TENHO ORGULHO

TENHO ORGULHO
(Pietro Nardella-Dellova)

Eu tenho orgulho de ser Judeu - não posso sequer esconder isso..., mas, eu teria igual orgulho se fosse Islâmico, Católico, Protestante, Budista, Hinduísta, Umbandista, Candomblecista... e tenho, realmente tenho, orgulho dos meus amigos que são Islâmicos, Católicos, Protestantes, Budistas, Hinduístas, Umbandistas, Candomblecistas: há uma dignidade plural e beleza humana nisso tudo!

Eu tenho orgulho de ser Professor - também não escondo - nem quero esconder! Mas, teria igual orgulho, fosse pedreiro, carpinteiro, motorista de ônibus, motorista de caminhão, taxista, agricultor, jardineiro, entregador de pizza, vendedor de pastel... porque eu tenho amigos, amigos queridos, que são pedreiros, carpinteiros, motoristas de ônibus, motoristas de caminhão, taxistas, agricultores, jardineiros, entregadores de pizza, vendedores de pastel...

Entretanto, eu não teria orgulho, qualquer orgulho, se eu fosse canalha, preconceituoso, racista, islamofóbico, homofóbico, machista, explorador, agiota, antissemita, maledicente, prepotente, genocida, nazista, fascista, militarista, antidemocrático, autoritário...

Ao final, sendo isso ou aquilo, terei orgulho por ter vivido como pessoa, como ser humano e como gente... isso me orgulha, sim senhor, isso me orgulha hoje - e me orgulhará amanhã!

SP, 1/11/2016

(© Pietro Nardella Dellova)

Nessun commento: