alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







lunedì 2 aprile 2018

Resumo da Semana: OS LINCHADORES DA DEMOCRACIA E OS PORTADORES DE IDEIAS FIXAS DOENTIAS, por Pietro Nardella Dell'ova

Resumo da Semana: OS LINCHADORES DA DEMOCRACIA E OS PORTADORES DE IDEIAS FIXAS DOENTIAS
por Pietro Nardella-Dell'ova
Hoje, por acaso, ouvi um comentário do jornalista Ricardo Boechat, lamentando, questionando e, em determinados momentos, colocando a PGR e o STF sob "suspeita", porque os dez detidos (prisão temporária), sob autorização do Min. Barroso, STF, a pedido de Raquel Dodge, PGR, foram liberados no final de semana, mais ou menos, dois dias depois de terem sido presos. Entre eles, dois antigos amigos de Temer!
O jornalista lamentou pelo motivo errado (e, imperdoavelmente, bem raso). Deveria, sim, ter lamentado, não pela soltura, mas pela anterior ordem de prisão, absolutamente desnecessária e ilegal e, lógico, inconstitucional, já que nenhum deles estava fugindo ou negando-se a depor.
A fala de Boechat, que foi a mesma de outros tantos, a começar pelos "comentaristas da Globo", é doentia. Eles querem prisão, têm insaciável fome de prisão, e falam do alto de um moralismo babaca a fazer inveja aos piores Estados antidemocráticos, autoritários e teocráticos. Se houvesse fogo como pena, defenderiam o fogo sobre os suspeitos.
Bem, fica aí meu breve comentário. As prisões autorizadas pelo Min Barroso foram desnecessárias, e expressa a sede de justiceiro do Ministro, a gritaria e urros dos jornalistas. Todos apontando para a prisão, seja ela qual for, para quem for, em que momento for, ainda que para um miserável idoso carcomido e, neste momento, apenas investigado. Na verdade, insisto, o problema não está em soltar quem fora preso para depor, mas, ao contrário, o problema muito grave é que tenha sido preso, inconstitucionalmente, para depor!
O Brasil, enfim, está ficando inviável como sociedade democrática e solidária. É, infelizmente, um aglomerado de zumbis (com celulares à mão), uma guerra de todos contra todos! No meio da semana, a "cartinha" que centenas de Juízes e Procuradores assinaram e encaminharam ao STF, exigindo prisão, ainda que não haja "trânsito em julgado" de uma sentença condenatória, somado ao jejum fundamentalista de Dallagnol (o babaca do PowerPoint) para "Deus" prender Lula, é o transbordamento dessa gosma acrítica e autoritária que caracteriza o país desde o final das Eleições de 2014, e, em seguida, a bateção de panelas, o pato amarelo, o impeachment e a destruição do Projeto democrático. Uns e outros são linchadores, antidemocráticos, e portadores de ideias fixas, no caso, ideia fixa de prisão - o que demonstra, por si só, a incapacidade absoluta de discernimento.
[Pietro Nardella-Dell'ova]
*
*

Nessun commento: