alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







sabato 6 ottobre 2018

DEMOCRACIA x BARBÁRIE: CENÁRIO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2018, por Pietro Nardella Dellova

DEMOCRACIA x BARBÁRIE: CENÁRIO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2018

por Pietro Nardella-Dellova

O Brasil possui uma série de candidatos à Presidência da República. O quadro é simples: Democracia vs Barbárie! De um lado, há Haddad, Ciro, Marina, Alckmin, Boullos e até mesmo Meirelles e Álvaro Dias, que representam, cada qual com seus fundamentos econômicos e sociais, a Democracia, o Estado Democrático de Direito e os fundamentos da Constituição Federal de 1988. Do outro lado, explicitamente nazifascista, propagador do ódio contra mulheres, negros e minorias, defensor do autoritarismo, contrário à Constituição Federal de 1988 (porque defende a Ditadura Militar e o AI-5), há Bolsonaro, e seu vice!

Eu ensino faz 28 anos, como Professor de Direito, o Estado Democrático, a pluralidade social, os valores democráticos, a inclusão social, o respeito às minorias e um rígido conhecimento da História geral e brasil(eira), em especial, o período colonial, a escravatura e o ferrenho e assassino período da Ditadura Militar.  Como Poeta (meu primeiro livro é de 1989), tenho escrito e publicado sistematicamente o respeito pleno à Mulher e à sua integridade física, moral, intelectual e de relações interpessoais. Não vejo a Mulher como inferior.

Vejam. Basta abrir um livro de História e, caso não se tenha tempo, basta abrir o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988, para se chegar à conclusão de que Bolsonaro não pode ser contato entre os candidatos afeitos à Democracia. Bolsonaro é o antidemocrático, pessoa perversa, machista, misógina, racista, militarista e sem qualquer preparo, moral, ético e intelectual. Até porque caso tivesse preparo moral, ético e intelectual, não seria nazifascista.

Você apoia e, irresponsavelmente, votará em Bolsonaro? Que pena! Devo dizer que você pode apenas estar se fazendo representar por Bolsonaro. Na conclusão lógica:  cada qual tem o governo que o representa, então, você é, assim como seu representante, explicitamente nazifascista, propagador do ódio contra mulheres, negros e minorias, defensor do autoritarismo, contrário à Constituição Federal de 1988. Ou, considerando não ser nada disso, é apenas alguém carregando rancores, ódios e sombras profundas, ou é ainda um ignorante assumido.

Eu jamais apoiaria um tipo como Bolsonaro.

Posso dialogar com quem escolhe Haddad, Ciro, Marina, Alckmin, Meirelles e Álvaro Dias. Posso debater sobre seus projetos sociais e econômicos, posso concordar com eles ou me opor a eles. Podemos passar horas discutindo Economia, Políticas Públicas e Direito com os tais. Mas, Bolsonaro não. Bolsonaro não tem qualquer informação ou formação, é um militarista que desperta e acolhe apenas o discurso do ódio e da intolerância.

Eu jamais apoiaria Bolsonaro! Por quê? Porque Bolsonaro é machista, é misógino (disse ele que a mulher é inferior, que deve ganhar menos, em um país em que 13 mulheres são assassinadas todos os dias); porque ele é defensor do estupro seletivo (algumas mulheres podem, outras não, ser estupradas – disse ele!); porque ele é propagador de ódio contra as populações indígenas (disse ele: nenhum metro de terra aos índios, embora os índios sejam os donos destas terras, e ainda índios são mortos por ruralistas ilegais e madeireiros ilegais);  porque ele defende a perversa Ditadura Militar (e defensores da Democracia foram mortos pela Ditadura e Ditadores militares); porque ele defende o ódio racista contra negros, aliás, considerando-os como animais ( ele se refere a negros pela medida da “arroba”, usada para animais e escravizados); porque ele defende a liberação de armas em um país injusto e violento, sem qualquer política de segurança pública; e mais...

Eu jamais apoiaria Bolsonaro, porque tenho filhas e alunas, e ele despreza a Mulher, considerando-as como inferiores. Não, minhas filhas, minhas alunas, minhas leitoras, enfim, as Mulheres não são inferiores, são iguais e pessoas com integridade plena.  Não apoio o Bolsonaro porque tenho amigos e amigas, negros e negras, e não, eles não são animais para serem pesados em “arroba”. A minha medida para negros e negras é a mesma que uso para qualquer ser humano: dignidade! Não apoio o Bolsonaro porque não apoio, aliás  repudio, o estupro! Não o apoio porque defendo o direito constitucional e natural dos povos indígenas! Não o apoio porque odeio qualquer tipo de Ditadura e, odeio sete vezes, qualquer defesa que se faça a qualquer ditadura. Não o apoio porque não é civilizado considerar que armando a população a violência terminará, pois é exatamente o contrário!

Não apoio o Bolsonaro, porque tenho conhecimento bastante da Constituição Federal de 1988, que eu ensino com entusiasmo e defendo com um grande tesouro brasil(eiro), e porque há vários outros candidatos que, diferentes que sejam, não podem ser chamados de nazifascistas, como Bolsonaro.

Por fim, não apoio Bolsonaro porque sou Judeu – e Judeu não vota nem apoia nazifascistas, fascistas e fascistóides. Nossa tradição, nossa Torá, nossos Profetas e nossos Sábios nos ensinaram a lutar contra nazifascistas, fascistas e fascistóides. Mas, se eu fosse Cristão, também não o apoiaria, porque ele não defende (nem honra) uma única vírgula ensinada por Jesus, o grande Mestre da bondade e da tolerância. Bolsonaro é o nazista que, vivesse (como o avô dele viveu) na época do nazifascismo alemão, cuspiria e atiraria contra a cabeça de Judeus, Judias, homossexuais, negros, deficientes físicos e mentais, ciganos, poloneses e outros grupos. Vivesse ele no tempo de Jesus, seria o romano que cuspiu em Jesus e jogou a sorte sobre as roupas daquele grande (e querido) Mestre.

NOTA NECESSÁRIA: Dizer que Bolsonaro é contra a corrupção e contra o PT é argumento pobre e miserável. Bolsonaro vem do PP, o Partido de Paulo Maluf, o rei dos corruptos no Brasil.  Além disso, a eleição é entre “candidatos” e não entre partidos.


Prof. Dr. Pietro Nardella-Dellova

É Professor de Direito desde 1990. Pesquisador pela PUC/SP. Poeta e Autor de vários livros. Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Mestre pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Ciência da Religião pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito Civil e em Literatura. Formado em Direito e em Filosofia. Judeu remanescente do “Quartiere Ebraico di Fondi, Italia, onde os Judeus e Judias foram massacrados por nazifascistas alemães. Membro da “Accademia Napoletana, Napoli”. Membro do Gruppo Martin Buber, Roma (para o diálogo entre israelenses e palestinos). Membro do Conselho de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP e do Conselho de Notáveis da OAB/SC.  


Nessun commento: