alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







martedì 28 gennaio 2020

DIA INTERNACIONAL DA MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO, texto de Luigia N-Dellova

DIA INTERNACIONAL DA MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO
(Luigia N-Dellova)
Anos 1940: Uma época em que a extrema direita chegou ao poder, trazendo perseguição, terror e massacre não só do povo judeu, mas também de ciganos, negros, LGBT+, comunistas, deficientes... Não foi só uma guerra que representa indícios da crise do capitalismo: representou também a crise da humanidade e da democracia.
Atualmente, no mundo, especialmente, na Itália, Brasil e Estados Unidos, grupos da extrema direita (nazistas/fascistas) estão crescendo e chegando ao poder, com discursos de ódio, de violência, de preconceito, (e isso para os "cidadãos de bem" tá tudo ok, né?).
Pois então. Vamos relembrar um pouco. Vamos estudar História em vez de xingar o professor. Vamos ouvir o negro, o lgbt+, a mulher, o indígena, o judeu, o árabe, em vez de fazer "piadinhas da boca pra fora", em vez de compactuar com comportamentos que parecem inocentes mas que terminam assim: com massacres, sustentados pela banalidade do mal (como escreveu Hannah Arendt, pensadora judia) e pelos grupos da extrema direita, dos fascistas, nazistas, racistas, homofóbicos, antissemitas, islamofóbicos e misóginos, que realmente apoiam e defendem adventos de extermínio como foi o do Holocausto e que chegaram ao poder através do voto.
Ser judia é carregar a História nas costas, nas mãos, na mente. É ter forças para lembrar das atrocidades e para lutar contra elas. O Holocausto faz parte da minha História, e da História de muitos outros povos. Ou melhor, faz parte da história de TODO MUNDO.
Ser judia também é carregar nas costas a História de outros povos, e ainda ter forças para lutar a fim de que o mesmo não aconteça (ou não aconteça novamente) com eles. Então, SIM, mais um dia para relembrar, mais um dia para estudar história, mais um dia para olhar para um país, como o Brasil, e ver um Secretário de Cultura, em pleno 2020, parafrasear Goebbels, nazista, responsável pela propaganda assassina do 3° Reich.
Sou judia, carrego a História nas costas e luto contra a extrema direita, que massacrou e massacra diferentes povos até hoje. E você?
No Presente, lembremos do Passado, para que ele não se repita no Futuro. A história também está na sua mão.
Relembre. Sempre!
No dia 27 de janeiro de 2020, Dia Internacional da Memória do Holocausto.
por Luigia N-Dellova
(Estudante e Violinista)
______________
* Foto by Luigia N-Dellova, em visita (Taglit) ao Yad Vashem: Museu do Holocausto, Jerusalém - Israel.

Nessun commento: