O SEGREDO DE UMA SALA DE AULA
Em uma Sala de Aula, pública ou particular, há todos os tipos, de ateus a fanáticos, de ávidos leitores a analfabetos, de esclarecidos a mórbidos, de pessoas que sabem bem o porquê de estar ali a pessoas que não sabem sequer o próprio nome. Há de tudo, e de todos!
Se o Professor não for um Autoritário (e não ceder à fraqueza de ser Autoritário), mas, assumir-se como Profissional da Educação, conhecedor profundo de sua disciplina (teoria e praxis) e, sobretudo, tiver consciência plena de que em sua Sala de Aula há todos os tipos, bastará que comece em um ponto, descendo e subindo, em linha reta e lógica, lançando luzes sobre os multifacetados aspectos, teóricos e práticos, de sua exposição, reconhecendo a todos, o direito de falar, pensar falando, ainda que pareça pequeno ou não importante, e, sobretudo, desestimulando, com vigor, qualquer tipo de repressão ou constrangimento, então, terá descoberto o segredo de uma Sala de Aula!
A Sala de Aula não é um Espaço de uniformidades, mas de pluralidades. Não é uma sessão de julgamento, mas de emancipação. Não é um ritual de linchamento moral, mas de preservação inegociável da dignidade de quaisquer seres humanos que ali estejam.
© Pietro N-Dellova, 2015
*
*
*
foto: detalhe de uma aula de Direitos Fundamentais, Pós-graduação, Rio de Janeiro
*
Nessun commento:
Posta un commento