alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







martedì 18 agosto 2015

Vivo de História, não de Ópio

VIVO DE HISTÓRIA, NÃO DE ÓPIO
por Pietro N-Dellova

Então, vejamos...


O PSDB "tomou" a Presidência da República após o impeachment do Collor, inclusive detonando o vice-presidente, Itamar Franco (reclamação que fez o próprio Itamar até sua morte...).

Do primeiro mandato, assumido por conta do Plano Real (que não era do FHC, mas do Itamar Franco), o PSDB de FHC, impôs medo e temor ao mercado e à população, durante a campanha para o segundo mandato. Mentiu desavergonhadamente. Disseram eles, os do PSDB, à época, que a Economia ia muito bem, inclusive, mandou cunhar as moedinhas "doiradas" para imitar as estadunidenses. Mentiu quanto ao câmbio, durante toda a campanha e fez a população acreditar que tudo estava sob controle. Estimulou contratos em dólar, entre os quais, os de Leasing, e incentivou que o mesmo contrato fosse usado pelas pessoas físicas, a fim de, artificialmente, fazer o mercado de automóveis ter  um "up" (momentâneo) e dar um ar de "economia pujante". FHC segurou, insana e estupidamente, o dólar no final do primeiro mandato, na casa de R$ 1,13 (era novembro de 1998). Em janeiro de 1999, quinze dias depois de sua posse, "soltou" o dólar que explodiu em R$ 2,15. Quem firmou os contratos pensando em economia estável, no segundo semestre de 1998, teve que pagar mensalidades com 100% de aumento logo em janeiro de 1999. É estelionato?

Tal foi o desastre do governo do PSDB, no segundo mandato de FHC, que, ao final, terminou como sendo o pior governo e a pior economia, com popularidade no chão. Agora, eles comparam o segundo mandato de FHC com o segundo de Dilma. Mas, espera um pouco... o segundo mandato de Dilma fez apenas oito meses, sob diuturno sufocamento do Congresso! É de rir! Eles comparam todo o desastroso segundo mandato de FHC, de quatro anos, com oito meses de Dilma!!!

O que pensam os ratos do PSDB? O que temem? Quem sabe, apenas quem sabe, temem não poder ganhar uma nova eleição, já que seus quadros, a começar de Aécio Neves, são pífios. Então, se conseguirem um novo impeachment, o de Dilma, quem sabe (pensam eles em espírito de oração com Eduardo Cunha), possam, novamente, assumir a Presidência da República. Desculpem-me: não é um Partido que mereça respeito!

Esse texto é uma defesa do PT? Não. É apenas a análise de um Jurista que advogou para um sem-número de pessoas enganadas, pessoas que fizeram contratos de Leasing, em 1998 (com dólar a 1,13), enganados por FHC, e que, em 1999, tiveram suas economias destruídas pelo mesmo governo, do alto do dólar a 2,15! Não preciso ser, nem seria, do PT, não porque o PT não presta (pois ele não presta), mas porque o PSDB presta menos, muito menos. Isso não é defesa - é ataque!

Hoje, o FHC falou que a renúncia da Dilma seria, da parte dela, um ato de dignidade! Creio que, com o miserável histórico dele, na política, seria um ato de dignidade que ele apenas se calasse neste difícil momento do país (ao menos, penso eu, pelo seu histórico acadêmico!). Do Aécio, do Aloysio, do Sampaio e outros resíduos do PSDB, nada se espera, exceto a estupidez que lhes caracteriza; do FHC, enquanto político, também, nada se espera, mas, do Professor FHC, esperar-se-ia a dignidade de um silêncio respeitoso...


Pietro N-Dellova, 2015 



*

*

Nessun commento: