alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







domenica 5 maggio 2019

SIM, EU TENHO ALUNOS E ALUNAS... E ELES NÃO PERDERAM A CAPACIDADE DE SER GENTE!


SIM, EU TENHO ALUNOS E ALUNAS...
E ELES NÃO PERDERAM A CAPACIDADE DE SER GENTE!

Faz alguns dias, fui vítima de grave (e muito ímpia) ofensa "multifacetada", desrespeito e violação da minha dignidade docente no ambiente universitário... Passados alguns dias, os alunos e alunas (a maioria, diga-se!), manifestaram-se na minha aula em total apoio ao meu trabalho, pessoa e, insisto, dignidade docente. Hoje, trouxeram-me uma flor e uma cartinha de pleno amor e respeito (tentei esconder as lágrimas...). Voltei a sorrir, não apenas pela flor e pela cartinha, ou pelas palavras afetuosas e comoventes que se seguiram, mas porque meus alunos e alunas entenderam, em alto e profundo, publicamente, que seu Professor havia sido vítima de uma violência, e a omissão não lhes pareceu o caminho justo. Apenas isso valeu por quase três décadas de Magistério.

Ademais, neste dia de Yom HaShoah, sem que eles soubessem (desta data ou de seu significado), eles homenagearam-me e, em mim, seis milhões de seres humanos injustiçados e vítimas de violência.

Enfim, eu tenho alunos e alunas (e uma flor agora!), e eles não perderam a capacidade de ser gente, e gente solidária!

(Pietro Nardella-Dellova)


Nessun commento: