alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







lunedì 9 gennaio 2012

BECHUCOTAI (בחקתי) : O MOVIMENTO EM DIREÇÃO À LUZ


BECHUCOTAI (בחקתי) : O MOVIMENTO EM DIREÇÃO À LUZ

As Mitzvôt (Palavras-Princípio) nos garantem o sereno planejamento, a tranqüilidade das transações, a energia suplementar para o abrir das janelas, a supremacia sobre o tempo, sobre as oportunidades, porque elas nos ensinam a contar.

Contamos horas, dias, meses e anos! Contamos entre uma Festa e outra, e utilizamos o tempo a nosso favor. Elas nos garantem um domínio singular sobre as necessidades básicas, de alimentação e vestuário, sobre as oportunidades de trabalho e de descanso. Com elas escolhemos a dedo o que queremos pôr em nossas mesas, em nossas casas.

Com elas, criamos um ambiente propício, em que a massa do pão cresce e o seu perfume, ao forno, percorre todas as salas, quartos e vidas. Com elas, olhamos em direção ao sol (mas, não para o sol) e vislumbramos “Yerushalaim” e, irresistivelmente, cantarolamos o “Sh’má”...

E quando nos encontramos em situações-limite, em situações de opressão e perseguição ou simples problemas cotidianos, apenas com elas, as Mitzvôt, nos levantamos, sem excitação, sem perda de energia, e descobrimos o mundo renovado diante de nossos olhos! Com elas não ficamos sem perspectivas!

Por isso mesmo, HaShem usou, em uma das mãos a Justiça אלהים e, em outra, a Misercórdia ה"ה , para nos legar as Palavras-Princípio, ou seja, as Mitzvôt. Com elas vivemos e sem elas, morremos! Com elas conseguimos passar adiante, sem que nos sintamos sufocados, com o peito fechado e a respiração ofegante. Com elas não trocamos o pão pelo lixo, nem nos sentimos compelidos a um suicídio cotidiano, não precisamos de elementos artificiais em nossas relações. Com elas não temos pressa nem jogamos nossos recursos ao vento, não ficamos excitados pelo vazio e mantemos, pontualmente, o discernimento e o motivo “l'chayim” (para a vida)!

Por isso mesmo, Bechucotai בחוקתי é o movimento em direção à luz. É um simples e atento movimento em direção ao que está posto em nossas almas, em nossos olhos, em nossas vidas (a vida inteira). É o passo necessário para não nos afligirmos na ansiedade, na depressão, na excitação e na perda das perspectivas.

E, assim, fortalecidos, amadurecidos e resolvidos pelas Mitzvôt, sentimos, à distância, a voz de HaShem, porque nesse momento, ela nos faz sentido! E ouvimos as vozes de Avraham, Ytzchak e Ya’akov, e a voz de Moshè rabenu, e as vozes de Sarah, Rivka, Leah e Rahel, legando-nos leveza e robustez.

Com elas, Sabemos o caminho de ida e de volta!

© Pietro Nardella-Dellova, in A MORTE DO POETA NOS PENHASCOS E OUTROS MONÓLOGOS. Editora Scortecci, 2009 (Livraria Cultura)
*
*

Nessun commento: