alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







sabato 21 gennaio 2012

Convite à Poesia e ao Blog ESCRITOS DO DÉCIO


Caros Amigos e Amigas, especialmente os do Brasil, Portugal e Países de Língua Portuguesa, convido-os para a dança dos versos e sopro dos ventos na POESIA de Décio Sanchis.

Trata-se de um dos maiores e mais competentes civilistas formado nas dores históricas das Arcadas, um Professor humanista, enfim, um dos maiores Mestres em Direito Civil que conheço, que, com inteligência, competência e abordagem crítica, Coordenou o Curso de Direito franciscano, em São Paulo.

Meu tutor, meu amigo, meu Coordenador que, entre outras "bênçãos" humanas, deu-me a oportunidade de ingressar na vida acadêmica do Direito, nos idos de 1994.

Responsável, também, pela contratação de Professores da envergadura de Sílvio Donizete Chagas (o primeiro professor processualista no Direito Alternativo), da professora Alice Bianchini, ícone do Direito Penal no Brasil, Professora Petilda Serva Vazquez (estupenda na Sociologia marxista), Silmara (processualista), entre outros gigantes.

A ele, consagro aqui minha amizade e reconhecimento. A ele, a quem conheci como Professor de Direito Civil e Coordenador, e de quem mereci a honra de iniciar minha carreira docente universitária. A ele, a quem agora redescubro, plenamente encantado, como Poeta.

Amigos e Amigas, convido a todos a sentirem esta brisa, este vento, esta dança, nos versos do seu O VENTO LEVE QUE A MIM LEVA e, também, acessarem o seu Blog ESCRITOS DO DÉCIO (endereço abaixo do texto), inscreverem-se, registrarem-se e divulgarem este trabalho, ouro puro da Literatura Brasileira.

Eccolo:



O VENTO LEVE QUE A MIM LEVA

O vento leve
Infla-me mais que a camisa
E ao passar por mim,
A mim me leva.

Terreno baldio,
Mato rasteiro,
um pé de mamona vadio
(Que a seu tempo dará munição
aos bodoques, estilingues, atiradeiras,
de ignorados gregos, ingleses, portugueses,
nas mãos armadas dos meninos).

Céu azul,
temporada de quadrados, pipas, arraias, papagaios.
Que sobem com todos com seus nomes
No rumo das nuvens brancas.

(Fácil o entendimento
entre os moleques desta rua
vindos de tão sortidos lugares:
Soltar pipas...que é isto? Ah...papagaios de papel, é assim que se chamam, pois...)

Época de pião, soltar pião.
Época de bolinhas de vidro, bolinhas de gude.
(E, mistério imenso,
Tudo em perfeito sincronismo
Em todas as paragens da cidade inteira)

Num átimo
Retorno à caminhada
Coração oxigenado.

Como sempre
Passado e presente
Seguem juntos.

Décio Sanchis

BLOG ESCRITOS DO DÉCIO
http://escritosdodecio.blogspot.com/


*

1 commento:

Décio Sanchis ha detto...

Prezado Prof. Dellova.
Encabulam-me seus elogios. Foram sempre os docentes como você, os demais citados e tantos outros, que me permitiram um trabalho que, pelo menos durante um certo tempo, considerei satisfatório e vigoroso em favor da formação jurídica. Aprendi sempre com meus colegas e angariei muitas amizades que me honram e me emocionaram em minha despedida do curso. Se tive algum mérito, na constituição e manutenção do corpo de docentes, foi seguir uma certa intuição fundada em seu perfil pessoal, sua formação intelectual e sua disposição para o trabalho. Esta última não para obter dele mais do que o devido. E sim porque sempre considerei que só tem disposição para o trabalho, quem ama e acredita no que faz.
No seu caso, isto está provado o quanto basta por tudo o que tem feito desde então e por sua energia e magnífica produção atual.
Muito obrigado
Décio Sanchis