alla Filosofia Dialogica, Letteratura, Relazioni Internazionali, Scienze Interculturali, Diritti Umani, Diritto Civile e Ambientale, Pubblica Istruzione, Pedagogia Libertaria, Torah, Kabballah, Talmude, Kibbutz, Resistenza Critica e Giustizia Democratica dell'Emancipazione.



ברוך ה"ה







lunedì 5 marzo 2018

QUANDO O ANTISSIONISMO É ANTISSEMITISMO E O SIONISMO É ANTI-ISLAMISMO (por Pietro Nardella-Dellova)

QUANDO O ANTISSIONISMO É ANTISSEMITISMO E O SIONISMO É ANTI-ISLAMISMO
Há um tipo de antissionismo por parte de árabes e de palestinos que, no exato contexto político, econômico e histórico, até se explica e se justifica. É admissível, ou seja, dá para dialogar. Mas, quando essa bandeira do antissionismo é levantada por qualquer um sem qualquer consideração crítica, especialmente os de fora, tenho visto - e parece indiscutível, tratar-se de antissemitismo (ódio e repulsa aos Judeus). Há grupos que, por osmose ou falta de conhecimento, defendem e abraçam o antissionismo, e, realmente, não disfarçam mais seu antissemitismo. Por isso mesmo, muitos desses antissionistas atacam Judeus em qualquer parte do mundo. É muito pouco dizer-se antissionista apenas para defender palestinos; é preciso dizer, e demonstrar, que tipo de antissionista se predente ser!
Por outro lado, há vários que se dizem "sionistas" ou defensores do "sionismo" e, da mesma forma, quase não conseguem esconder seu ódio e desprezo por árabes e muçulmanos. São, na verdade, anti-árabes e anti-islâmicos (ódio e repulsa por Árabes e Muçulmanos). Por isso mesmo, muitos desses sionistas atacam árabes e muçulmanos em qualquer parte do mundo. Mas, há sionismos em termos históricos e políticos que podem ser trazidos para a mesa do debate. É muito pouco ser sionista apenas para defender israelenses; é preciso dizer, e demonstrar, que tipo de sionista se pretende ser.
Enfim, há um limite para a criticidade proativa e construtiva, há um limite para se defender ideias, propor, contestar e até bater na mesa. Porém, ficar de um lado ou de outro, sem qualquer ponderação, demonstra apenas os ódios represados, os rancores sonoros, o antissemitismo (ódio e repulsa aos Judeus), o anti-islamismo ou anti-arabismo (ódio e repulsa a Muçulmanos e Árabes) e, desde logo, a antessala do extermínio.
Pietro Nardella-Dellova
*
*

Nessun commento: